SISTEMAS OPERACIONAIS QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE EXISTIAM

     Todos nós usamos algum sistema operacional, abreviado comumente como OS (do inglês Operating System). Seja Windows, Linux ou Mac OS, sempre que ligamos aparelhos eletrônicos nos deparamos com seu sistema operacional, mas há alguns desses que poucas pessoas conhecem, por não serem mais usados ou simplesmente não vingarem, e são sobre esses que falaremos hoje.


    AmigaOS (1985)


        O AmigaOS era o sistema operacional nativo do PC Amiga. Lançado pela Commodore em 1985, foi considerado a frente do seu tempo, por ter mais funcionalidades que outros sistemas, mas foi deixado de lado porque, segundo Steve Jobs, "A Commodore não tinha a mínima ideia do que estava fazendo", e os PCs Amiga pararam de ser fabricados. O sistema ainda existe, e sua última atualização foi em 2016.


    BeOS (1991)


        O BeOS foi um sistema operacional criado em 1991 pela Be Incorporated, projetado por Jean-Louis Gassée, um ex-executivo da Apple. O sistema se tornou uma alternativa aos sistemas caros, como o Windows, ou mesmos de código-aberto, como o Linux. O BeOS foi descontinuado após a compra da Be Inc. pela Palm. Apesar disso, uma versão gratuita do sistema foi criada por antigos usuários do BeOS, que, em 2006 foi renomeado como Zeta, e, em 2007, descontinuado novamente.


    IBM OS/2 (1985)


        Em 1985, as empresas IBM e Microsoft se uniram para criar o OS/2, como um sistema com interface gráfica para os PCs da IBM, mas, em 1990, com o lançamento do Windows 3, a parceria entre as duas empresas terminou, e o OS/2 foi descontinuado.


    Arthur (1987)


        O Arthur é um sistema operacional desenvolvido pela Acorn, para os computadores da mesma, em 1987. As primeiras versões eram cheias do bugs, visto que foi programado em apenas cinco meses, e, em 1989, quando o RISC OS 2, um sistema superior, foi lançado, o Arthur OS não foi mais largamente usado, apesar de não ter sido descontinuado.


    Inferno (1996)


        Criado em 1996 pelas empresas Bell Labs e Vita Nuova e inspirado na obra de Dante Alighieri, o Inferno é um sistema operacional de código aberto e que pode rodar tanto nativamente quanto em modo hospedeiro. Ele nunca foi descontinuado, apenas não chegou ao conhecimento das grandes massas, e sua última atualização foi em 2015.


    Palm OS / Garnet OS (1996)


        O Palm OS, também chamado de Garnet OS, foi desenvolvido pela Palm Inc. em 1996, para Assistentes Pessoais Digitais (PDAs), mas não conseguiu sobreviver com a evolução desses aparelhos para web e multimídia.


    WebOS (2009)


        O WebOS foi criado pela Palm, em 2009, como uma resposta ao iOS, da Apple, inicialmente, para o "Palm Pre", smartphone da mesma empresa. Com a compra da Palm pela HP, entre 2010 e 2011, houve uma tentativa de emplacar uma nova linha de dispositivos móveis, rodando o mesmo sistema, mas, como ambos não foram bem sucedidos, o WebOS foi transformado em um sistema de código aberto.


    Nokia Symbian (1998)


        O Symbian foi desenvolvido, em 1998, pela Symbian Ltd., para os dispositivos móveis da época. Em 2008, com a compra da Symbian pela Nokia, o sistema operacional passou a ser exclusivo dos celulares dessa empresa, mas, em 2011, com a parceria entre a Microsoft e a Nokia, o Symbian OS foi descontinuado e substituido pelo Windows Phone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAIS SÃO AS ESPÉCIES DOS ANIMAIS DE "A ERA DO GELO"

FAILS DE ARQUITETURA

OS JOGOS MAIS DIFÍCEIS DO MUNDO