ANIMAIS MAIS RAROS DO MUNDO
Calcula-se que atualmente, no mundo todo, existam cerca de 7,8 milhões de espécies existentes de seres vivos, sendo a maior parte desse número composta por espécies de animais. Dentre todas essas espécies, existem as que são mais comuns, mas também existem aquelas que são mais raras, e é sobre essas que vamos falar nesse post. Confira uma lista com algumas das espécies de animais mais raras do mundo:
Leopardo-de-Amur
Também chamado de leopardo-siberiano, o Leopardo-de-amur é uma das subespécies de leopardo mais raras. Atualmente, existem cerca de 50 exemplares dele no mundo. Ele é encontrado na região de Primorye, na Rússia, e em algumas regiões da China que fazem fronteira com o território russo.
Macaco-sem-nariz-de-Myanmar
Estima-se que existam apenas 100 exemplares vivos deste animal. O macaco-sem-nariz-de-Mianmar vive majoritariamente na China e está ameaçado de extinção principalmente devido à construção de estradas em seus habitats, promovidas por empresas chinesas.
Antilope Branco
Também conhecido como Addax, o Antílope Branco é um animal que, atualmente, só pode ser encontrado na parte nigeriana do deserto do Saara. Entretanto, devido à caça e ao turismo, a população dessa espécie caiu muito nos últimos anos. Estima-se que existam apenas 300 indivíduos selvagens vivos, atualmente.
Ibis eremita
O íbis-eremita é uma ave migratória encontrada em lugares semidesérticos ou rochosos, geralmente perto de rios. Esse animal foi considerado extinto por muitos anos, até que, em 2002, foi redescoberto no deserto sírio perto de Palmyra. Estima-se que existam cerca de 500 aves restantes no sul de Marrocos e menos de 10 na Síria. Uma curiosidade interessante sobre o íbis-eremita é que, segundo uma lenda turca, ele foi uma das primeiras aves que Noé soltou da arca, como um símbolo de fertilidade e, desde então, as pessoas acreditam que ele carregue essa boa sorte.
Musaranho-elefante
Um dos animais mais raros de serem encontrados, essa espécie ficou desaparecida da natureza por quase 52 anos, até que, em 2019, foi fotografada em uma expedição científica no Djibouti. O animal que é original da Somália e, atualmente, os cientistas têm conhecimento da presença de apenas 16 exemplares dessa espécie ao redor da África.
Peixe cor-de-rosa-de-mãos
Só se encontraram 4 exemplares deste estranho peixe de 10 cm, próximo da Tasmânia. Sua alimentação consiste em pequenos crustáceos e vermes!
No entanto, em 2019, a National Geographic lançou uma matéria que identificava a descoberta de mais um peixe com mãos, trazendo a perspectiva de um aumento de indivíduos de cerca de 80 (!). Sem dúvida, uma grande notícia para os amantes de um dos animais mais raros do planeta.
Vaquita Marinha
É menor golfinho que existe. Estima-se que restem apenas 60 exemplares vivos.
Crocodilo filipino
Tmbém conhecido como o crocodilo Mindoro ou o crocodilo de água doce filipino, é uma das duas espécies de crocodilo que são encontradas nas Filipinas.
Existem apenas cerca de 250 no seu habitat selvagem em um registro feito em setembro de 2011, de acordo com um artigo do National Geographic
Rafetus Swinhoei
Esta tartaruga conta com apenas 3 exemplares divididos em lagos ao redor do Vietnã e em um zoológico da China. Elas podem chegar até 1 metro de comprimento e pesar 180 quilos. Em 2019, a última fêmea viva morreu com 90 anos após tentar ser inseminada em um zoológico da China e, agora, pela impossibilidade de reprodução, a espécie encontra-se em risco de extinção.
Comentários
Postar um comentário