CIDADES FANTASMAS PELO MUNDO

Uma cidade fantasma nada mais é do que uma cidade ou assentamento urbano que se tornou inabitvel ou foi abandonada e da qual só restaram ruínas. Conheça agora algumas cidades fantasmas pelo mundo.


Fordlândia

Localizada em uma área de 15 mill m², há mais de 1 200 km de Belém, no Pará, quase na divisa com o Amazonas, Fordlândia é uma das cidades fantasmas brasileiras mais famosas.

A cidade trava-se de um projeto do empresário estadunidense Henry Ford que visava criar uma cidade autossuficiente que poderia abastecer a sua empresa, a Ford, com látex, que é o material essencial para a produção de pneus e borrachas.


Pripyat

Fundada em 1970 pelo governo soviético na fronteira entre a Ucrânia e a antiga Bielorrússia, a cidade de Pripyat chegou a ter mais de 50 mil habitantes, grande parte deles empregados da Usina Nuclear de Chernobyl.

Tudo veio por água abaixo em 26 de abril de 1986, quando um dos reatores da usina explodiu e liberou uma imensa quantidade de radiação pelo ar.

Pripyat foi completamente desocupada nas semanas seguintes, enquanto um rastro de destruição se espalhava pela Europa: mais de 16 mil pessoas podem ter morrido em decorrência do desastre.

Os níveis de radiação continuam detectáveis na cidade abandonada até hoje, e por isso os moradores nunca puderam voltar a suas casas. 


Pompeia

A cidade italiana de Pompeia estava localizada a 25 km do vulcão Vesúvio que, no de 79 d.C, entrou em erupção, liberando lava, fumaça e gazes tóxicos pela região, matando toda a população de Pompeia instantaneamente. 

Pompeia foi descoberta no final do século XVIII e hoje é um dos maiores destinos turísticos nos arredores de Nápoles.


Ourador-sur-Glane

A aldeia situada a 400 km de Paris, foi completamente destruída durante um ataque das forças de ocupação nazistas, em 1944: houve apenas uma sobrevivente entre os mais de 640 habitantes.

Charles de Gaulle, presidente da França durante o pós-guerra, decidiu, então, que Oradour-sur-Glane nunca seria reconstruída ou repopulada: a cidade seria eternamente um museu a céu aberto sobre a sombria Segunda Guerra Mundial.


Bodie

Bodie, localizada a 580 km de Los Angeles e a 400 km de San Francisco, é uma das mais de 6.000 cidades fantasmas dos EUA, a maioria delas construída da noite para o dia em nome da Corrida do Ouro que sacudiu o oeste norte-americano na segunda metade do século XVIII.

Localizada na Califórnia, Bodie chegou a abrigar mais de 10 mil pessoas e, por isso, dispõe de infraestrutura completa: casas, templos, comércios e hospitais.


Copehill Down

A pequena Copehill Down está listada entre as cidades fantasma mais charmosas do mundo e nunca chegou a ser povoada propositalmente.

O Ministério da Defesa do Reino Unido construiu a cidade aos moldes de vilas alemãs da região da Baviera para que as forças armadas pudessem treinar e se preparar para os combates da Segunda Guerra Mundial.


Pyramiden

A cidade foi fundada no começo do século XX pelo governo sueco e acabou vendida à União Soviética em 1927.

A ideia era que o lugar oferecesse escolas, bibliotecas, quadras, teatros e cinemas, além de alimentação gratuita e de qualidade a seus moradores, o que deu certo por um bom tempo.

O projeto, no entanto, foi repentinamente encerrado na década de 1990, durante a dissolução da União Soviética: os moradores foram orientados a fazer as malas e deixar a cidade imediatamente, e nunca mais voltaram.


Pegrema

Assim como Pyramiden, Pegrema é uma das cidades fantasma resultantes da dissolução da União Soviética, entre os anos 1980 e 1990.

A charmosa vila foi construída às margens do lago Onega, em uma região bastante arborizada, a 360 km de São Petersburgo, mas hoje está completamente inabitada.


Hashima Island

A empresa Mitsubishi investiu milhões de dólares na construção de uma ilha ao redor de um depósito de carvão, na costa de Nagasaki, no Japão.

Mais de 5.000 pessoas viviam em imensos edifícios de concreto na região, até que o país decidiu extinguir suas minas de carvão, em 1960, o que selou o destino da ilha, desde então abandonada.

Atualmente, Hashima Island é tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco e recebe milhares de visitantes todos os anos.


Belchite

Belchite, na Espanha, era uma cidade próspera, em pleno crescimento econômico, até que a Guerra Civil Espanhola eclodiu, na década de 1930, e o lugar se tornou mais uma das cidades fantasma europeias.

O município foi completamente destruído por um ataque das tropas comandadas pelo ditador Franco, que não autorizou a reconstrução do local: a ordem era tornar Belchite um eterno lembrete do que aconteceria aos inimigos do regime.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAIS SÃO AS ESPÉCIES DOS ANIMAIS DE "A ERA DO GELO"

FAILS DE ARQUITETURA

OS JOGOS MAIS DIFÍCEIS DO MUNDO