CURIOSIDADES ALEATÓRIAS SOBRE QUIMICA
Não é do conhecimento de todos, mas o estudo da Química se relaciona com os avanços tecnológicos. A produção de diversos materiais que constituem, por exemplo, uma televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia.
1 - Por que massas crescem?
Em várias receitas, como de pães e bolos, é essencial o uso do fermento. No caso do fermento biológico, usado em pães, quando a temperatura da massa é elevada, as leveduras que o constituem se reproduzem e se alimentam do açúcar e do amido que existe na farinha de trigo. Então, elas liberam gás carbônico, que faz a massa crescer. No caso do fermento químico, usado em bolos, ocorre a decomposição do seu principal componente, o Bicarbonato de Sódio, em contato com o ingrediente líquido da massa, como leite ou água, liberando gás carbônico (CO2). Essa reação é acelerada com o calor do forno.
2 - Por que choramos quando cortamos cebola?
Quando cortamos uma cebola, cortamos suas células e liberamos uma grande quantidade de substâncias de seu interior. Entre elas, liberamos algumas enzimas denominadas alinases, que entram em contato com óxidos sulfúricos da cebola, que são exatamente os compostos responsáveis por seu sabor e cheiro característicos. Quando as alinases reagem com os óxidos sulfúricos produzem ácidos sulfínicos, que são compostos muito instáveis e se convertem rapidamente no sin-propanetiol-S-óxido. Visto que esse gás é bastante volátil, ele chega rapidamente aos nossos olhos.
3 - Por que a água não limpa superfícies sujas de óleo e o detergente sim?
A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais. Isso acontece porque a água é polar, em virtude da diferença de eletronegatividade que existe entre os átomos de hidrogênio e oxigênio de suas moléculas. Por outro lado, a gordura é apolar e, por isso, a água não dissolve as gorduras. Além disso, a água possui algo chamado de tensão superficial. Basicamente, trata-se de uma espécie de película ou membrana elástica que se forma na superfície da água, que a impede de penetrar em tecidos e outros materiais para remover a sujeira. As moléculas de água atraem-se em todas as direções por meio de ligações de hidrogênio, mas as moléculas da superfície só interagem com moléculas do lado e abaixo, criando uma diferença de forças de coesão, que faz com que as moléculas da superfície contraiam-se e formem essa tensão superficial.
É aí que entram os sabões e detergentes, que são também chamados de agentes tensoativos, pois possuem a capacidade de diminuir a tensão superficial da água e, além disso, interagem tanto com a água quanto com a gordura. Os sabões e detergentes possuem sais de ácidos graxos, que são longas moléculas formadas por uma parte apolar (que é hidrofóbica) e uma extremidade polar (hidrófila). Assim, a parte apolar dessas moléculas presentes nos sabões e detergentes interage com a gordura, enquanto a extremidade polar interage com a água, agrupando-se na forma de pequenos glóbulos, denominados de micelas, em que as partes hidrofílicas ficam voltadas para a parte de fora, em contado com as moléculas de água, e a gordura fica na parte interna, em contato com a parte apolar.
4 - Por que a maioria dos alimentos deve ser conservada na geladeira para não estragar?
A geladeira tem a função de controlar a temperatura, controlando, assim, o tempo de reprodução de micro-organismos, o que faz com que os alimentos demorem mais tempo para se degradarem. O aumento da temperatura ocasiona o aumento da velocidade de proliferação de micro-organismos decompositores, causando o apodrecimento do alimento.
5 - Como funciona a naftalina?
O produto sofre um processo de estado físico chamado sublimação, que é a mudança do estado sólido diretamente para o gasoso; e é por isso que ele desaparece com o tempo. O vapor produzido é o que afasta os insetos e evita o mofo. Por conta de sua toxidade, o ideal é usar outros produtos no lugar da naftalina, visto que o ser humano também fica exposto ao risco ao inalar tal substância.
6 - Qual a função do sal na carne seca e no bacalhau?
O sal é um agente desidratante. Quando o alimento é salgado, ele retira toda a água por osmose, um processo espontâneo onde o solvente vai da região mais diluída (interior da carne) para a região mais concentrada (lado externo que contém sal). A água é fundamental para a proliferação dos micro-organismos que estragam o alimento.
7 - O que é o gelo seco?
Gelo-seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 °C. Ao ser aquecido na pressão atmosférica, torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido, o qual só pode existir numa pressão superior a 5 atm.
Comentários
Postar um comentário