METAIS MAIS RAROS DO MUNDO

    Em química, um metal pode ser um elemento, uma substância ou uma liga metálica caracterizado pela sua boa condutividade térmica e elétrica, geralmente apresentando uma cor prateada ou amarelada, e uma elevada dureza. Cinco elementos desse tipo são considerados preciosos, visto que são raros na natureza, não se deterioram e possuem um nível superior de maleabilidade.

    1 - Ouro
        O metal de número atômico 79 e símbolo Au. Esse metal encontra-se normalmente em estado puro em forma de pepitas e depósitos aluviais, ou ainda em pequenas inclusões de rochas metamórficas ou minerais como o quartzo. Um dos usos mais tradicionais do ouro é o de fabricação de moedas, entretanto atualmente tem larga aplicação também na confecção de joias e medalhas olímpicas na forma de ligas, além de confecção de componentes eletrônicos. É considerado raro devido, principalmente, à sua dificuldade de extração.

    2 - Prata
        O elemento de símbolo Ag e número atômico 47. A prata normalmente ocorre em forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos, dendítricos (em forma de árvore). Quando recentemente minerada ou polida, ela possui uma cor branco-prata brilhante característica e um brilho metálico. Este metal é estável em ar puro e água, mas recobre-se de uma película de sulfeto de prata quando exposto ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre. Por causa disso e do fato de que ela é muito maleável para ser usada em joalheria na sua forma pura, a prata é frequentemente ligada a outros metais, ou recebe uma camada de cobertura de ouro.

    3 - Platina
        A platina é um metal nobre, encontrada livre na natureza na forma de pepitas, e é muito utilizada na produção de catalisadores. A platina é um elemento químico de símbolo Pt e de número atômico igual a 78. Esse metal recebeu esse nome porque é o diminutivo da palavra “plata”, que significa “prata” em espanhol.

    4 - Paládio
        O paládio é um elemento químico de símbolo Pd e de número atómico igual a 46.O paládio é um metal branco prateado parecido com a platina, não se oxida com o ar, e é o elemento do grupo da platina de menor densidade e menor ponto de fusão. É macio e dúctil quando aquecido, aumentando consideravelmente sua dureza e resistência quando trabalhado a frio. Aplica-se na indústria elétrica, na fabricação de contatos em sistemas eletromecânicos, na indústria química e farmacêutica usa-se como catalisador de reações de hidrogenação, e, na indústria petrolífera, é importante na catálise de fracções de petróleo destilado. O elemento também se aplica em algumas ligas metálicas usadas em medicina dentária ou odontologia. Em joalheria, o paládio é endurecido com uma pequena fracção de rutênio ou ródio, ou pode ser usado como descolorante do ouro, dando origem ao chamado "ouro branco".

    5 - Irídio
        O irídio (Ir) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, tri ou tetravalente, de cor branco-argêntea, frágil e muito duro, que se localiza no grupo 9 e período 6 da Tabela Periódica. Possui número atómico 77 e massa atómica 192,217. O principal uso do irídio, devido à sua dureza, é como agente endurecedor em ligas de platina. O material também é usado para fabricar cadinhos e outros dispositivos que requerem altas temperaturas, contatos elétricos, como, na liga Pt/Ir (velas de ignição). As ligas de irídio/ósmio são quase que inteiramente empregadas em penas de canetas do tipo tinteiro, agulhas de toca-discos, agulhas de bússolas, agulhas de injeção e eixos de diversos instrumentos. O irídio também é usado em lentes de óculos de sol, como um catalisador para a carbonilação do metanol, produzindo ácido acético. O isótopo Ir-192 é usado em radiografia industrial e em braquiterapia de alta taxa de dose, uma modalidade de tratamento de radioterapia para tumores malignos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAIS SÃO AS ESPÉCIES DOS ANIMAIS DE "A ERA DO GELO"

FAILS DE ARQUITETURA

OS JOGOS MAIS DIFÍCEIS DO MUNDO