ORIGEM DE SOBRENOMES
Silva
Deriva do termo latino silva, que significa “selva” ou “floresta”.
Santos
De origem religiosa, deriva da palavra latina “sanctus”, que significa “santo” ou “consagrado”. Um dos ramos dessa família pode ter se originado da Sierra de los Santos, localizado na Andaluzia, sul da da Espanha. Durante a era medieval, Santos também era o nome dado às pessoas que nasciam no dia 1º de novembro, ou seja, no Dia de Todos os Santos.
Oliveira
Há várias origens prováveis desse sobrenome português, mas todas remetem, de fato, ao que você está imaginando. Oliveira tem uma raiz geográfica, que faz referência à árvore da azeitona, registrada no português arcaico como oliveira.
Souza
Vêm do latim “saxa”, que significa algo como “seixo” ou “rocha”. A palavra latina sofreu uma mudança no português arcaico para “sausa” e depois evoluiu para “sousa”.
Rodriguês
Significa literalmente o “filho de Rodrigo”, devido ao sufixo “es”.
Ferreira
Sobrenome de origem geográfica com raiz no termo em latim ferraria, que significa “jazida de ferro”, em referência aos locais em que os romanos encontravam o minério. A palavra latina ainda pode trazer o sentido de “oficina” e gerou variantes como o sobrenome Ferrara, na Itália. No Brasil, Ferreira é o 6º sobrenome mais comum hoje em dia, e o 3º em Portugal.
Alves
Esse é um sobrenome patronímico, ou seja, formado a partir do “nome do pai” – na origem, Alves é uma abreviação de Álvares, ou “filho de Álvaro”.
Pereira
Os estudos desse sobrenome remontam ao português Rodrigo Gonçalves de Pereira, que após prestar serviços a dom Henrique de Borgonha (conde de Portucale entre 1096 e 1112), recebeu como pagamento as propriedades de Palmeira e Pereira – nome com possível referência a uma plantação de peras.
Lima
Antes de se estabelecer como sobrenome, o termo era voltado aos originários da região do rio Lima, que nasce no sul da Espanha e deságua no Atlântico ao Norte de Portugal. De origem pré-romana, a raiz desse termo está ligada às regiões de Lemos (Monforte de Lemos, na Galícia) e Lamego (Portugal).
Gomes
Esse é outro exemplo de patronímico. Hoje, Gomes é considerado até um nome próprio, mas em desuso. Com raízes portuguesas e espanholas, já foi registrado como Gomizi, Gomiz, Gomez e Güemes. Genealogistas colocam como provável origem uma abreviação do visigodo Gomoarius, que significa “homem de guerra".
Smith
Smith significa “aquele que trabalha com metal”. As variantes do nome ao redor do mundo também são muito populares devido a este importante ofício dos últimos séculos. Smith tem o mesmo significado atribuído à Ferreira.
Johnson
De origem inglesa, Johnson é composto pelas palavras John e son (filho em inglês), significando, portanto, “filho de John”. Remontando aos anos da Idade Média, ele também é interpretado como presente divino, sendo também atribuído o significado de “meu filho é um dom de Deus”.
Williams
William tem origem no germânico e significa "protetor corajoso" ou "o que deseja proteger". Como sobrenome, sua variante Williams significa “filho de William”.
Jackson
Jackson significa “filho de Jack”. Ele possui os mesmos significados atribuídos à John. Durante a idade média, por influência do germânico, o nome John começou a ser escrito como Jackin.
Moore
O sobrenome Moore significa “terreno aberto” ou “pântano” com origem no inglês da Idade Média.
Taylor
O popular sobrenome Taylor significa “alfaiate”. Ele tem origem francesa e latina e foi amplamente utilizado nas ilhas britânicas.
Anderson
Anderson significa “filho de Andrew” e tem origem nórdica.
Lewis
Significa "vitorioso em jogos atléticos". O significado atrelados ao sobrenome é portanto “vencedor em jogos” (isso explica muita coisa).
Hamilton
Como nome ou sobrenome, Hamilton significa “habitante de um lugar sem vegetação localizado perto de um morro”.
Brown
Em inglês, a palavra brown significa “marrom”. O sobrenome tem origem no inglês antigo para descrever pessoas com cabelos, pele ou vestimentas marrons.
Wilson
Na lista dos sobrenomes mais populares americanos, Wilson é um sobrenome clássico que quer dizer “filho de Will” ou "filho do protetor corajoso", "filho do que deseja proteger".
Comentários
Postar um comentário