ORIGEM DO NOME DE ALGUMAS BANDAS

Você já se pegou pensando em por que algumas bandas tem o nome que tem? De onde o nome foi tirado? Quem teve a ideia? Pois bem, é sobre isso que vamos falar no post de hoje.


Roxette

A dupla sueca Roxette, fundada em 1986, tem seu nome vindo da música Roxette da banda Dr. Feeldgood, lançada no ano 1975.


Charlie Brown Jr.

O nome dessa banda foi escolhido em 1992 quando o vocalista, Chorão, atropelou um carrinho água de coco onde havia um desenho do personagem Charlie Brown.  O Jr. foi adicionado ao nome com a explicação de eles serem filhos da antiga geração do rock brasileiro.


Engenheiros do Hawaii

Humberto Gessinger, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz, os quatro integrantes originais do Engenheiros do Hawaii, eram estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul quando decidiram formar um grupo para participar de um festival na universidade. 

O nome veio de uma antiga rixa entre estudantes de Arquitetura e Engenharia. Acontece que os estudantes de Engenharia da UFRGS tinham as bermudas de surf quase como um look oficial.

Como não podiam perder a oportunidade de implicar, os futuros arquitetos apelidaram os colegas de faculdade de engenheiros do Hawaii. 

A brincadeira foi tão longe que acabou virando o nome da banda, que cresceu para muito além dos muros da faculdade. 


Legião Urbana

O nome Legião Urbana tem um significado bem conceitual e até filosófico. Ele foi retirado da frase Urbana Legio Omnia Vincit, em Latim, Legião Urbana a tudo vence. 

A palavra legião também faz referência à ideia inicial do grupo. Renato Russo e Marcelo Bonfá tinham a intenção de intercalar diferentes tecladistas e guitarristas para completar o grupo, sem ter uma formação fixa. Assim, não seria só um grupo, mas uma legião de músicos.


The Beatles

O Nome The Beatles faz referência a palbra Beat, que significa batida, a pulsação da música.


Nirvana

O nome Nirvana tem origem budista, referindo-se ao estado máximo de felicidade e conhecimento, uma superação total de todo o sofrimento humano.


Pink Floyd

Depois de passar por vários nomes e diferentes formações, o grupo britânico chegou ao nome Tea Set, que significa jogo de chá. Só que, algum tempo depois, eles descobriram que já existia outra banda com esse nome.

Foi aí que o vocalista Syd Barrett, um dos fundadores do grupo, sugeriu que fizessem uma homenagem aos músicos Pink Anderson e Floyd Council, artistas do blues. Assim surgiu o The Pink Floyd Sound, que virou The Pink Floyd, e depois Pink Floyd.


Ramones

O baixista Dee Dee foi quem começou adotando “Ramone” em seu nome artístico. Depois de descobrir que Paul McCartney fazia check-ins em hotéis sob o nome falso de “Paul Ramon”, Dee Dee curtiu, adotou e influenciou os outros integrantes, que resolveram ir além e batizar a banda de Ramones.



Green day

Inspirado na gíria popularizada em São Francisco, Billie Joe Armstrong escreveu uma música contando sua primeira experiência com maconha, e a batizou de “Green Day”.

A gíria, que fazia referência a um dia em que nada era feito além de “ficar de boa com os amigos curtindo com um bong”, virou o nome da banda. A partir dali, eles deixaram de se chamar Sweet Children e viraram Green Day.



Black Sabbath

Quando pensamos em Black Sabbath, muitos de nós esperamos que o nome da banda tenha alguma relação com cultos satânicos ou bruxos, e acabamos por imaginar que uma das maiores bandas de heavy metal tenha homenageado tais tradições. Mas, dessa vez, esses muitos de nós estão errados.

Embora (e bem provavelmente) Ozzy e seus amigos tenham gostado da ideia por trás do nome, eles na verdade o encontraram pela primeira vez em um letreiro que divulgava o filme de terror do diretor Mario Bava. O filme, cujo título original em italiano é “I Tre volti della paura bra”, foi traduzido para o inglês como Black Sabbath. Como hoje podemos ver, provavelmente não havia nome que casasse melhor com o som dos caras.



Megadeath

Ao pé da letra, a palavra Megadeath significa “um milhão de mortes humanas por explosão nuclear”.

O nome da banda vem mais ou menos daí, mas tem uma história diferente e surgiu na famosa viagem de quatro dias que Dave Mustaine fez quando foi demitido do Metallica e teve que ir de Nova Iorque à Califórnia de ônibus.

Enquanto fazia rascunhos de letras de músicas num panfleto político que encontrou no próprio ônibus, Dave se deparou com a frase “não podemos nos livrar do arsenal da megadeath, independentemente do que os tratados de paz venham a ser”. Ele gostou e decidiu batizar a banda que estava prestes a nascer com a palavra que encontrou ali.



AC/DC

Angus e Malcolm Young se inspiraram na máquina de costura da irmã deles, que tinha a inscrição AC/DC(corrente alternada/corrente contínua, que indica que o aparelho funciona tanto na tomada quanto com bateria).


Guns n roses

Axl Rose teve uma banda chamada Hollywood Rose até 1985, quando formou outra com o guitarrista Tracii Guns, do L.A. Guns. O nome escolhido para o novo time foi uma mistura dos dois anteriores. Tracii só serviu para batizar a banda, pois logo deixou o grupo para dar lugar ao cabeludo Slash.


Led Zeppelin

Keith Moon, baterista do The Who, disse a Jimmy Page que a banda dele iria voar como um balão de chumbo. Daí o nome "zepelim de chumbo", lead zeppelin. Depois Page tirou o "a" para que os fãs do grupo não pronunciassem "lid" - som que lead tem quando significa liderança.



Rolling Stones

Rollin’ Stone era o nome de um blues de Muddy Waters, ídolo do guitarrista Brian Jones, que decidiu botar o nome da música (cuja letra dizia que "pedra que rola não cria musgo") na banda. O "g" veio anos depois, dada a insistência de um empresário em prol do inglês correto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAIS SÃO AS ESPÉCIES DOS ANIMAIS DE "A ERA DO GELO"

FAILS DE ARQUITETURA

OS JOGOS MAIS DIFÍCEIS DO MUNDO