PAÍSES QUE MUDARAM DE NOME
Os diferentes territórios do mundo têm nomes singulares. Há diversas razões para um país alterar oficialmente o nome de um território. Em muitos casos quando a língua local se altera, a identificação do país costuma seguir o mesmo caminho. Ou quando um país adquire a independência de outro. A visibilidade ou o marketing de um país também pode ser um dos motivos que leva os países a alterarem o nome.
1 - República Tcheca
Poucas pessoas sabem, mas a República Tcheca mudou, em 2016, seu "nome comum" para Tchéquia. O novo nome não substitui o primeiro, o qual é considerado oficial, assim como o Brasil, cujo nome oficial é República Federativa do Brasil.
2 - Rodésia
Rodésia foi um Estado não reconhecido situado no sul da África durante a Guerra Fria de 1965 a 1979. O país, com sua capital em Salisbury, foi considerado um estado sucessor de facto da ex-colônia britânica da Rodésia do Sul. O antigo estado do sul de África alterou o nome para Zimbabué em 1979.
3 - Alto Volta
A República do Alto Volta era um país da África Ocidental sem litoral estabelecido em 11 de dezembro de 1958 como uma colônia autônoma dentro da Comunidade Francesa. Antes de alcançar a autonomia, havia sido o Alto Volta francês e parte da União Francesa. O território africano alterou o nome para Burquina Faso em 1984.
4 - Sião
Em meio à revolução, em 1932 o país passou de monarquia absoluta a monarquia constitucional e, em 23 de junho de 1939, deixou de chamar-se Sião e adotou seu nome atual, Tailândia.
5 - Abissínia
O Império Etíope, também conhecido como Abissínia, foi um império que ocupou os presentes territórios da Etiópia e da Eritreia, existindo de aproximadamente 1270 até 1974, quando a monarquia foi deposta por um golpe de estado. O nome foi alterado oficialmente em 1948, passando a ser conhecida como Etiópia.
6 - Ceilão
O território conhecido como Ceilão, nome mantido desde o domínio britânico, alterou o nome para Sri Lanka em 1972.
7 - Zaire
Conhecida como Zaire de 1971, com a proclamação oficial da República do Zaire, até 1997, teve o nome alterado para República Democrática do Congo, primeira denominação utilizada, de 1965, ando da independência, até 1971.
8 - Birmânia
Birmânia mudou legalmente o nome para Myanmar em 2010. O país tornou-se independente do Reino Unido em 4 de janeiro de 1948, com o nome oficial de "União da Birmânia", designação que voltou a adotar após um período como "República Socialista da União da Birmânia" (4 de janeiro de 1974 a 23 de setembro de 1988). Em 18 de junho de 1989, o regime militar birmanês anunciou que o nome oficial do país passaria a ser União de Myanmar. A nova designação foi reconhecida pelas Nações Unidas e pela União Europeia, mas não pelos governos dos Estados Unidos e Reino Unido. Conforme a Constituição de 2009, o nome do país mudou para “República da União de Myanmar”, medida implementada em 21 de outubro de 2010.
9 - Pérsia
Pérsia é o nome pelo qual os gregos da Antiguidade designavam o território governado pelos reis aquemênidas, cuja dinastia marcou o apogeu do império, que, graças às conquistas territoriais empreendidas por Dario I e Xerxes I, tornara-se o maior império do mundo conhecido. No século III, sob o Império Sassânida, aparece a palavra Ērān (Irã) ou Ērānšahr ("País dos Arianos" ou "País dos Iranianos"). No século VII, após a queda dos Sassânidas, o país volta a ser chamado de "Pérsia", pelos estrangeiros. Essa denominação seria usada até 1934, quando Reza Pálavi, por decreto firmado em 31 de dezembro daquele ano, substitui o nome "Pérsia" por Irã. De fato, o país sempre fora chamado "Irã", pelo seu povo, embora, durante séculos, tivesse sido referido pelos europeus como "Pérsia"
10 - Guiana Neerlandesa
Guiana Neerlandesa ou Guiana Holandesa foi uma colônia dos Países Baixos na América do Sul. Com a sua independência em 1975 tornou-se o Suriname.
Comentários
Postar um comentário