PAÍSES QUE NÃO EXISTEM MAIS
A humanidade tem mais de 6000 anos de história. Nesse período, países foram criados, unificados, separados ou dissolvidos, sendo esses os principais motivos que levam países a serem extintos. Trataremos, na lista a seguir, sobre 10 desses países.
1 - Império Austro-Húngaro
Também chamado de Áustria-Hungria, foi uma monarquia, criada com a assinatura do compromisso Austro-Húngaro de 1867, o qual unia o Império Austríaco e o Reino da Hungria, que incluía não apenas a Áustria e a Hungria, mas também partes da República Tcheca, Polônia, Itália, Romênia e os Bálcãs. O império entrou em colapso com sua derrota na Primeira Guerra Mundial.
2 - Iugoslávia
Esse país existia oficialmente sob uma variedade de bandeiras e nomes. Ele durou de 1929 até 2003. Tudo começou como uma federação de seis repúblicas, onde cada uma mantinha suas identidades linguísticas, étnicas e culturais. Ao mesmo tempo, o país mantinha parlamentos separados e presidentes individuais. A princípio, era conhecido como Reino da Iugoslávia, vivendo em uma monarquia. Isso durou até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Em 1946, nasceu a República Socialista Federal da Iugoslávia, nação governada pelo Partido Comunista da Iugoslávia. O país contava com um governo federal, liderado pelo presidente vitalício Josip Broz Tito e seu Partido Comunista. Após uma complicada história de batalhas étnicas e disputas, a Iugoslávia se dividiu em 7 países: Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Sérvia e Kosovo.
3 - Grã-Colômbia
A Grã-Colômbia (também chamada de Grande Colômbia) foi um país sul-americano que incluía o que hoje é a Colômbia, Panamá, Venezuela e Equador de 1819 a 1830. A Grã-Colômbia deixou de existir quando a Venezuela e o Equador se separaram da união, devido a conflitos internos.
4 - Tibete
O reino estabelecido no século VII, o Tibete existia de forma pacífica sob a República da China, de 1912 a 1950, com muita autonomia. Quando o Partido Comunista da China se formou, em 1921, Mao Zédōng assumiu a liderança do partido até 1927. Nessa época, Dalai Lama, um jovem líder, tinha todos os motivos para começar a se sentir nervoso. O Tibete, rico em recursos, tornou-se um foco imediato para os comunistas chineses. Após um tempo, a República da China invadiu o Tibete para reivindicar o território por conta própria. Hoje, o antigo país é conhecido como Região Autônoma do Tibete.
5 - Império Otomano
Durando seis séculos, de 1299 a 1922, o Império Otomano não foi apenas de longa duração, foi um dos maiores impérios da história. Composto em seu auge pelo que hoje é a Turquia, partes da Rússia, Bulgária, Grécia, Hungria, Jordânia, Líbano, Egito, Israel e alguns territórios palestinos da Macedônia, Romênia, Síria, além de partes do Oriente Médio (Arábia) e Norte da África. Embora esse Império tenha saído da Primeira Guerra Mundial em seu ápice, ele foi desmantelado pelos poderes dos aliados. Em 1923, a Turquia declarou sua independência, encerrando assim a existência de um império que se estendeu da Idade Média até o século passado.
6 - Havaí
No arquipélago, já existiram governos monárquicos (1795 - 1893), e republicanos (1893 - 1898). O país foi anexado aos Estados Unidos em 1898, tornando-se o Território do Havaí, e, em 1959, o Estado do Havaí, o 50º estado a entrar à União.
7 - Iêmen do Norte e Iêmen do Sul
O Iêmen se dividiu em 1967 em dois países, Iêmen do Norte (também conhecido como República Árabe do Iêmen) e Iêmen do Sul (também conhecido como República Democrática Popular do Iêmen). No entanto, em 1990, os dois se reuniram para formar um Iêmen unificado.
8 - Vietnã do Sul e Vietnã do Norte
Vietnã do Sul, oficialmente denominado República do Vietnã, e o Vietnã do Norte, oficialmente denominado República Democrática do Vietnã, existiram entre 1955 e 1975 no território do Vietnã, separados pelo paralelo 17°N, como resultado da divisão do país na Conferência de Genebra. O Tratado de Genebra previa também a ocorrência de um novo plebiscito destinado a reunificar o país, o qual, no entanto, nunca se realizou. Os países se reunificaram após a Guerra do Vietnã, com a vitória da parte norte e a dominação da parte sul pelo lado vencedor.
9 - República Árabe Unida
A República Árabe Unida, RAU, foi um país que nasceu da união entre as repúblicas do Egito e da Síria, estabelecida em 1º de fevereiro de 1958, como um primeiro passo a caminho de uma "nação pan-árabe", com a união do Egito, da Síria e, durante um curto período, do Iêmen. A RAU aboliu a cidadania síria e egípcia, e seus habitantes passaram a ser chamados árabes. A RAU desapareceu em 1961, na sequência de um golpe de Estado, embora o Egito ainda continuasse usando essa denominação até 1971.
10 - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Geralmente chamada de União Soviética, o país durou de 1922, após as Revoluções Bolchevique até o seu colapso em 1991. As reformas de Mikhail Gorbachev, que assumiu o poder em 1985, deram às repúblicas mais controle, mas isso só aconteceu décadas depois de governo totalitário que pressionou a industrialização de toda forma e assim formou uma divisão severa entre as classes sociais. Os ricos levavam uma vida de rei, enquanto o restante da população estava à beira da inanição. A iniciativa de Gorbachev levou à libertação de prisioneiros políticos e levantou a mão do forte regime totalitário. Por décadas, este país foi a nação comunista mais poderosa do mundo. Em 1991, ela se dividiu em 15 novos países: Armênia, Azerbaijão, Bielo-Rússia, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.
Comentários
Postar um comentário