SISTEMAS OPERACIONAIS QUE FRACASSARAM
Qualquer dispositivo eletrônico precisa de um sistema operacional, comumente abreviado como OS (do inglês Operating System), que é o software com o qual nos deparamos sempre que ligamos um dispositivo. A maior parte das pessoas usa o Windows 10, por, normalmente, vir pré-instalado na maioria dos computadores, e o Android, que vem instalado em quase todos os celulares e tablets que não são da Apple. Existem, também, sistemas operacionais que não são mais comercializados, por terem ficado obsoletos, ou por não terem vingado, e é sobre esse caso que falaremos na seguinte lista.
1 - MS-DOS 4.0
Numa época em que a interface gráfica não era a maior preocupação dos usuários, o MS-DOS, sigla para Microsoft Disk Operating System, ou Sistema Operacional em Disco da Microsoft, era a principal ferramenta de trabalho em todo o mundo, visto que tinha várias vantagens em relação aos sistemas concorrentes. Mas, em 1988, a Microsoft deu um tiro no pé com a versão 4.0 do sistema, que, pela primeira vez, apresentava problemas, como o congelamento, que, atualmente, acontece com uma tela azul, sem grandes motivos. Devido a esse problema, uma boa parte dos usuários voltou ao MS-DOS 3.3 ou partiu para algum sistema concorrente.
2 - Windows 1.01
Hoje em dia, o Windows domina o mercado, mas, nos anos 80, não era assim. A Apple detinha o monopólio de sistemas operacionais, o que dificultou, dentre outros fatores, a propaganda do sistema da Microsoft, que tinha um interface precária e não entregava tudo o que os usuários esperavam. Apenas em 1987, dois anos após o lançamento do Windows 1.01, com a versão 2.03 do sistema, é que houveram avanços significativos, possibilitando a glória do sistema em 1992, com a versão 3.1.
3 - Windows Millenium
A família Windows 9x foi marcada por excelentes sistemas operacionais. O Windows 95 trouxe uma série de novas possibilidades aos usuários, mostrando que os sistemas de multitarefas (sistemas que permitem que o usuário mantenha várias janelas abertas ao mesmo tempo) poderiam dar um novo ânimo à informática. O Windows 98 e a versão 98 SE também renderam ótimas críticas. Mas o último integrante da família 9x foi uma verdadeira “ovelha negra”. O Windows Millenium, segundo o site PC World, funciona “tão bem quanto um cavalo com rodas nas patas da frente e cascos nas patas de trás”. Lento, instável e inseguro, há muitos usuários que dizem que o Windows Millenium só teve uma grande serventia: fazer o Windows XP parecer ainda mais incrível.
4 - Windows Vista
Assim como a evolução do Windows Millenium para o XP, esperava-se que o mesmo ocorresse do XP para o Vista. Maior do que a expectativa, apenas a decepção (ou, talvez, o próprio sistema), uma vez que esse é um dos sistemas mais pesados que se tem registro. O site Computer World revelou, em 2008, que um terço dos computadores comprados com Windows Vista voltaram para o Windows XP. A Microsoft ampliou o suporte do XP por causa disso, fazendo com que ele pudesse ser utilizado até o lançamento do Windows 7.
5 - Windows Mobile
Criado para rodar em smartphones e computadores de bolso, o Windows Mobile nunca se mostrou uma grande opção para os consumidores. Com poucas ofertas e carregando o nome Windows, gerava muitas expectativas e acabava levando poucos diferenciais até os usuários. Por isso, nunca conseguiu decolar muito alto. Mas o maior erro da Microsoft não fica por conta do sistema em si, mas da insistência nele. Quando o iPhone chegou ao mercado, o segmento dos smartphones mostrou claros sinais de que seria gigante. Mas somente em 2010, três anos após o surgimento do iPhone, é que a Microsoft lançou o Windows Phone 7.
Comentários
Postar um comentário