TEORIAS DOS GAMES
Teoria é um termo cientifico que representa o conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência. Teoria é uma opinião sintetizada, é uma noção geral. Do grego theoria que no contexto histórico significava observar ou examinar. Teoria também pode ser designada como uma hipótese, uma opinião formada diante de um fato.
Com o advento da internet, tornou-se comum que usuários cmopartilhem suas próprias opiniões ou interpretações de acontecimentos ou situações seja do mundo real ou de produtos da cultura pop, como filmes, séries, livros e até mesmo jogos. Dentre essas teorias que circulam pela internet, algumas até fazem algum sentido, já outras nem tanto. Nessa lista, iremos apresentar algumas teorias sobre o mundo dos jogos.
Braid
Neste jogo, o jogador controla o personagem Tim, um rapaz que tem por objetivo salvar a princesa do jogo. Mesmo assim, o jogo de plataforma conseguiu despertar a curiosidade de vários jogadores. E, alguns deles, acreditam que a trama não trata somente de um caso amoroso, mas do desenvolvimento de uma bomba nuclear.
Segundo a perspectiva do usuários “lewismistreated”, do fórum rllmuk, a história de Braid se foca no desenvolvimento e na ativação de uma bomba, assim como no impacto irreversível que ela terá em todos os conflitos humanos. Como justificativa, o autor cita várias frases e momentos do game, incluindo a obsessão do personagem principal pela busca do poder.
Atenção, spoilers (revelações do enredo) a seguir: quem já completou o game deve se lembrar de que, ao final, algo surpreendente acontece com a princesa. Aparentemente, a beldade explode nos céus. Sim, explode, como uma real bomba atômica. Achou muito? Braid também apresenta vários trechos de livros de conteúdo militar, incluindo até mesmo pôsteres da era da Segunda Guerra Mundial. E aí, o que você acha?
Limbo
Primeiramente, parece que estamos, novamente, tratando de mais um simples jogos de plataforma. Entretanto, ao ver o jovem protagonista sendo decapitado ou destroçado pela primeira vez, então você percebe que, aqui, tudo é muito mais sério.
A trama de Limbo até se assemelha com a de Braid: o protagonista se aventura nas profundezas do limbo para encontrar sua irmã, enfrentando vários perigos desconhecidos. Mas, o fato é que, nem tudo sobre a trama é tão claro, abrindo espaço para diversas lacunas que, rapidamente, são preenchidas pelas mais diversas teorias. Uma delas diz que o rapaz, na realidade, já está morto e se aventura para encontrar sua irmã para que ambos possam ir ao purgatório. Achou um absurdo? Há quem diga que o menino e a menina são dois lados diferentes de uma mesma pessoa: o garoto, que arranca pernas de aranhas e outros insetos, é o lado malvado (obscuro); enquanto a menina representa a parte boa, pois sempre aparece iluminada.
Final Fantasy
Certamente, esse é uma das teorias que mais assombra os fãs da série Final Fantasy. No game Final Fantasy VIII, lançado para PlayStation, temos uma cena chocante no final do primeiro disco. Squall, personagem principal do game, e seus amigos enfrentam Edea em uma plataforma de Deling City.
Após a luta, que, supostamente, foi vencida por Squall e seus companheiros, Edea conjura uma enorme lança de gelo e dispara contra o peito do protagonista, que cai da plataforma. Logo em seguida, vemos a perspectiva de Squall, que observa Rinoa tentando salvá-lo, mas acaba fechando seus olhos e, supostamente, morrendo. Sendo assim, do início do segundo disco até o final do game, jogamos nada menos que um sonho, no qual Squall apenas tenta encontrar respostas sobre seu passado.
Nintendo
De acordo com essa teoria, os títulos Zelda e Fire Emblem se passariam no passado, e tudo só realmente começa quando Mario nasce. Mario então derrota Donkey Kong, que foge para a floresta, dando início a série Donkey Kong Country. Mario, que permanece na cidade, onde derrotou DK, então começa a ver criaturas estranhas, dando início a série Super Mario.
Posteriormente, as memórias de sua infância começam a surgir, dando início aos jogos em que Mario é apenas uma criança. Depois disso, a humanidade consegue alcançar as estrelas, encontrando a copa F-Zero e o governo galáctico de Metroid. É aí que também aparecem as criaturas de Star Fox.
Na Terra, a tecnologia continua evoluindo, dando origem aos Pokémons. Com o tempo, o controle das criaturas começa a fugir do poder dos humanos, que então iniciam guerras ao redor de todo o globo — eis o começo de Advance Wars. Eventualmente, os humanos acabam extintos, e os Pokémons evoluem para criaturas pequenas, conhecidas como Pikmins.
Super Mario 3
Mario sempre está em busca da princesa, mas o que muitos não sabem é que um dos favoritos games da série, o Super Mario 3, pode ser uma peça de teatro, do começo ao fim.
Logo no início, o jogo é apresentado com cortinas na introdução. Durante a jogabilidade, há também blocos na frente do fundo falso. Tudo é falso, como em um palco de teatro. É até por isso que os objetos projetam sombras.
Diferente dos outros games da série, a maioria das plataformas voadoras também estão suspensas em cordas.
Quando o Mario termina cada fase, ele sai do palco. E usa diversas roupas de animais porque está em uma peça e interpreta vários personagens!
Aparentemente, ele só resgatou a princesa uma vez, em Super Mario Bros., o primeiro game da série. Em Super Mario 2, tudo não passou de um sonho, e no 3 foi uma peça. Logo, dá para concluir que todas as outras aventuras são releituras de seu “instinto heroico” em universos paralelos.]
Comentários
Postar um comentário