COISAS QUE HOLLYWOOD TE ENSINOU ERRADO SOBRE CIÊNCIAS
1 - Armas de Fogo
Poucas pessoas sabem como armas de fogo funcionam, por isso, não podemos julgar quem acredite que o tiro de uma espingarda pode fazer o corpo da vítima ser lançado para trás. Pode até ser legal quando o mocinho (a) pega a arma e finalmente elimina aquele antagonista chato com um tiro certeiro, fazendo o corpo da pessoa ir alguns metros para trás. Contudo, no mundo real isso simplesmente não aconteceria.
Segundo a terceira lei de Newton, a grosso modo, para toda ação há uma reação de oposta e de mesma intensidade. Ou seja, a pessoa que atirou também deveria voar alguns metros para trás, assim como a que recebeu o tiro. Mas claro, não é o que vemos nos filmes (com exceção do Will Smith e sua poderosa arminha em MIB).
2 - Raios Lasers
Qualquer pessoa que tenha usado aquelas canetas lasers, seja em apresentação de trabalho ou para brincar com um gato, sabe que só é possível realmente vê-los quando este toca alguma superfície. Por isso, quando, em algum filme alguém atira com uma arma a laser e podemos ver os raios voando para todos os lados, isso está errado. O único meio de vermos, seria se houvesse pequenas partículas no ar no meio do caminho, dessa forma, a luz do laser se dispersaria um pouco e mesmo assim, não seria nada tão sólido como nos filmes.
3 - Velocidade da Evolução
Não importa quão pequeno o prazo esteja ou quão maluco o problema seja, nenhum filme/série falhará em encontrar a solução certa para a situação. Em termos narrativos, isso é muito bom, porém, nada realista. Infelizmente, no mundo real, o que para os filmes demora meses, para ciência levaria anos conseguir pequenos avanços.
4 - Radiação dá Poderes
Radiação causa mutação genética, isto é fato. Essas mutações podem causar a futuras gerações pequenas vantagens evolucionárias. No entanto, as palavras- chaves aqui são 'podem' e 'gerações'. Pode levar séculos e, mesmo assim, essas “pequenas vantagens genéticas” podem não ser superpoderosas, inclusive, podem nem ser vantagens.
5 - Clonagem de Dinossauros
Acontece com ovelhas, cães, e outros animais modernos, mas, clonar um dinossauro é outra história. O DNA desses animais está muito bem preservado, mesmo assim, sem condições de ser utilizado para clonagem. O DNA quebra ao longo do tempo e, embora possa levar milhões de anos para degradar completamente, a clonagem é inviável antes disso.
6 - Clorofórmio tem ação instantânea
Colocar um pouco de clorofórmio em um pedaço de pano e forca-lo contra o rosto de qualquer pessoa deixará ela um bom tempo desacordada. Conveniente, mas não é bem assim. Na verdade, o clorofórmio leva alguns minutos para tornar alguém inconsciente e, para mantê-los assim, eles devem ficar constantemente expostos a ele.
7 - Silenciadores de Pistolas
Um equipamento que leva o nome de silenciador e, teoricamente, silencia o tiro, é algo fácil de acreditar. Para começar o nome é equivocado, na verdade, eles são chamado de supressores ou, ocasionalmente, moderadores, pois não há como silenciar completamente a arma. Quando uma arma é disparada, há três fontes de som: o "bang", produzido por gases em rápida expansão; o ruído mecânico, quando ela carrega a próxima bala para o cano e a fissura supersônica produzida pela bala enquanto se move através do ar. Desses três, o único que o supressor pode abafar é a saída dos gases, o som dos outros ainda é significativo.
Comentários
Postar um comentário