CURIOSIDADES ALEATÓRIAS SOBRE O LINUX
O Linux está em mais lugares do que você pode imaginar, ele é maleável ao extremo e é utilizado em diversas situações.
1 - Criação
A primeira versão do Kernel Linux foi escrita por um jovem universitário finlandês de 21 anos, Linus Benedict Torvalds, em 1991.
2 - Nome
Por pouco o Linux não iria se chamar Linux. Linus queria chamar seu projeto de “FreaX” uma combinação estranha de “free”, “freak” e “Unix”. Entretanto o dono do servidor que hospedava seu código acabou convencendo ele que “Linux” (combinação de “Linus” e “Unix”) era melhor.
3 - Tamanho
Em 2018 existiam 20,323,379 linhas de códigos no Kernel do Linux. Isso até pode parecer muito, entretanto atualmente é o menor Kernel, claro excluindo os primeiros.
4 - Distribuições
Existem mais de 300 distribuições (comumente chamadas de Distros) Linux ativas atualmente, sendo que o Debian é a base da maioria.
5 - Colaborações
Linus escreveu 100% do Kernel na primeira versão. Entretanto as versões mais recentes cerca de 1% do código foi escrito por Linus. Isso se deve a Torvalds estar dedicando seu tempo a gerenciar o código escrito por outros programadores.
6 - Mascote
O mascote do Linux é um pinguim chamado Tux. Você sabe o motivo? . Caso não saiba iremos te contar duas versões, a primeira é que Linus foi mordido por um pinguim e infectado com uma doença inventada chamada “penguinitis”. A segunda é que ele simplesmente gosta do animal.
7 - Contratação rejeitada
Steve Jobs ofereceu um emprego a Linus. Entretanto existia uma condição, ele deveria parar de desenvolver o Linux, isso ocorreu em 2000, felizmente Linus não aceitou a proposta.
8 - Cinema
Cerca de 90% dos estúdios de Hollywood usam Linux. Sabe aqueles efeitos incríveis dos filmes? Bom acredite ou não a maior parte deles é feita utilizando o Linux.
9 - A mais usada
O Ubuntu é a distribuição Linux mais usada em desktops. São cerca de 20 milhões de usuários no mundo e certamente é uma das distribuições mais bem sucedidas.
10 - Programação
Cerca de 95% do Linux é escrito em C. Essa é uma das curiosidades do Linux mais interessantes, pois mostra o poder a linguagem C.
11 - Vazio
Cerca de 13% do Kernel do Linux é composto por linhas em branco. Pode certamente parecer estranho e sem sentido, mas esse estilo de codificação mantém o código do Kernel eficiente e arrumado.
12 - LHC
O Scientific Linux controla o acelerador de partículas do CERN, o Grande Colisor de Hádrons. Ele é baseado no Red Hat Linux e é um sistema operacional livre e aberto.
13 - Linux na ciência
Além de ser o sistema operacional usado no LHC, a ISS (Estação Espacial Internacional), os rovers que exploram a superfície de Marte, e os submarinos militares dos EUA usam Linux.
14 - Humor
Os nomes das versões do Kernel são normalmente alguma piada ou algo que não faz muito sentido. Por exemplo, o nome da versão 4.7 RC é “Psychotic Stoned Sheep”.
15 - Pelo Mundo
Linux tem mais de 13 mil programadores espalhados ao redor do mundo, sendo assim, o maior projeto de desenvolvimento colaborativo de software da história.
16 - Antiguidade
A primeira distribuição comercial de Linux foi Yggdrasil, lançada em 1992 em formato Live-CD que rodava direto do CD. A distribuição comunitária mais antiga ainda em uso é o Slackware, lançada em 1993.
17 - Sistema?
Linux não é um sistema operacional completo, é apenas o Kernel (núcleo) usado em vários sistemas, como o Ubuntu, Mint, Pop!_OS, entre outros.
18 - Comunidade
A comunidade Linux é extremamente ativa. São milhares de desenvolvedores ao redor do mundo que, segundo a Linux Foundation, lançam cerca de 7,8 patches por hora no Kernel.
19 - Concorrência desfeita
A Microsoft passou a amar o Linux. Apesar ser considerada como a maior rival do Linux, a empresa de Bill Gates é uma das maiores contribuidoras do Kernel Linux. A dona do Windows, atualmente utiliza Linux na sua infraestrutura, tendo inserido o sistema de Linus no seu famoso Windows 10.
20 - Batalha pelo nome
Em 1994, um tal William Della Croce Jr. registrou a marca Linux nos Estados Unidos e começou a pedir royalties às diferentes distribuições Linux. Torvalds e seus advogados ganharam esta batalha em 1997 para recuperar o registro da marca Linux.
Comentários
Postar um comentário