CURIOSIDADES ALEATÓRIAS SOBRE O WINDOWS
Em 20 de novembro de 1985, a Microsoft introduzia o primeiro sistema operacional chamado Windows. Desde esse momento, a empresa de Bill Gates e Paul Allen não parou, conquistando milhares de usuários ao redor do mundo. Certamente, esse sucesso se deu pela forma como o sistema foi construído, visando sempre proporcionar um ambiente de fácil utilização para o usuário.
1 - O Maior
Aproximadamente 78% das pessoas no mundo usam o Windows, tornando o sistema operacional da Microsoft o mais usado em ambientes desktop.
2 - Nome
O Windows não tem esse nome desde sua concepção. Se dependesse de Bill Gates, o sistema se chamaria “Interface Manager”. Contudo, o nome foi barrado pelo chefe de marketing da empresa na época, Rowland Hanson. Para este executivo, a nomenclatura “Windows” conseguiria descrever melhor o software desenvolvido pela gigante de Redmond, além de ter um apelo maior com os consumidores. Gates ficou convencido e aceitou a mudança de nome. O resultado não poderia ser outro: o Windows 1.0 gerou um grande impacto nos usuários, ao trazer uma interface colorida de 16 bits e tamanho de 1 MB.
3 - Menu Iniciar
Um dos recursos mais tradicionais do Windows. O menu Iniciar fez sua estreia no Windows 95, em 1992, com o nome de “System” durante os primeiros testes. A Microsoft tentou tirá-lo com a chegada do Windows 8, no final de 2012, mas como a funcionalidade estava bem consolidada ao longo dos 20 anos de existência, a sua retirada não gerou uma boa repercussão, o que fez a multinacional inseri-lo novamente no Windows 8.1. Agora, ele sofre uma nova mudança, ao ficar centralizado e ganhar um novo visual estético. As Live Tiles saíram, e o foco passou a ser os ícones. Os cantos são arredondados, com um efeito de transparência ao fundo.
4 - Musica de abertura
A trilha de abertura também foi inserida a partir do Windows 95. A criação veio do produtor Brian Eno, famoso por ter trabalhado com artistas como U2, Coldplay, Talking Heads e Roxy Music. Eno chegou a dar detalhes, em uma entrevista ao jornal San Francisco Chronicle em 1996, sobre a ideia inicial. A Microsoft entregou uma lista com vários adjetivos sobre como seria o som: inspirador, universal, otimista, futurista e sentimental. Contudo, existia a exigência de não passar de 3,25 segundos. O produtor recebeu US$ 35 mil pelo trabalho.
5 - Tela Azul
Um dos bugs mais conhecidos e recorrentes da história do Windows é a chamada Tela Azul da Morte (BSOD). Por mais que hoje seja vinculada a problemas em atualizações e a versões recentes do sistema operacional, a falha está presente na plataforma desde o começo dos anos 1990, no Windows 3.0. A fama surgiu após os usuários começarem a perceber que uma tela azul sempre aparecia quando o sistema encontrava um erro fatal, sem uma mensagem de orientação junto. Com isso, o nome passou a se popularizar.
6 - Papel de parede
O Windows XP vinha com um clássico papel de parede de um campo aberto, com um céu azul cheio de nuvens, que foi intitulado “Bliss”. Muita dúvida surgiu se o local era real ou criado de maneira artificial. A imagem consistia em uma imagem capturada pelo fotógrafo Charles O’Rear, em 1996, no condado de Sonoma, na Califórnia. A foto foi tirada juntamente a outras três pelo profissional, enquanto ia visitar a namorada e se encantou pela paisagem.
7 - Manuseio de janelas
O Windows 10 conta com alguns truques que facilitam a vida de quem tem sempre vários programas abertos ao mesmo tempo. Se você tem muitos aplicativos na barra de ferramentas, use o atalho Win+n (sendo n o número do app que você deseja abrir). Se o software já estiver aberto, o Windows irá colocar a janela na frente.
Se você tem janelas abertas uma atrás das outras, é também possível movê-las para os lados rapidamente, a partir do topo, para revelar tudo o que está por trás. Além disso, é possível criar tela dividida para facilitar o uso de mais de um app ao mesmo tempo: basta mover a janela para um dos cantos, ou usar o atalho Win+seta.
Comentários
Postar um comentário