MUSICAS MAIS LONGAS DA HISTÓRIA
É verdade que a média de uma música comercial beira os três minutos, mas isso não significa que todos os artistas vão se restringir a esse limite. A mais recente "rebelde" foi a cantora Taylor Swift, que lançou uma versão de mais de 10 minutos do seu sucesso All Too Well, atingindo mais de 18 milhões de reproduções no Spotify em uma semana. Não é preciso nem dizer que a música gerou burburinho na internet e no mundo da música, trazendo o questionamento de se há limite de tempo para uma música. Vários artistas já lançaram faixas dignas de um álbum inteiro (ou pelo menos boa parte dele).
1 - Metal Contra as Nuvens - Legião Urbana
Quando o assunto é músicas longas, a banda é obvia, mas a canção, não. Lançada em 1991, no álbum V, Metal Contra as nuvens, assim como quase todas as outras músicas escritas por Renato Russo, conta com uma letra complexa e melancólica.
2 - Lonesome Crow - Scorpions
A canção que fecha o primeiro álbum de estúdio da banda alemã Scorpions. Lonesome Crow, de 1972, presente no álbum de mesmo nome, pode não ser considerada tão boa quanto outras faixas, como Wind of Change, de 1990, mas, ainda assim, pode ser incluída nessa lista (até por que o critério é a duração, não a qualidade).
3 - 2112 - Rush
Dividida em sete partes (“Overture”, “The Temples of Syrinx”, “Discovery”, “Presentation”, “Oracle: The Dream”, “Soliloquy”, “Grand Finale”), a música “2112” é um conto de ficção que se passa no ano de 2112, período onde vários planetas se uniram sob uma única bandeira de uma Federação Solar. Nesse contexto, as pessoas vivem sem nenhum tipo de arte em seu cotidiano e a música é desconhecida. A situação muda quando um homem encontra uma antiga guitarra e sua descoberta é levada ao conhecimento dos sacerdotes do Templo de Syrinx, que regem a ordem na cidade de Megadon.
4 - Nervous, Sad, Poor... - Godspeed You! Black Emperor
5 - Atom Heart Mother - Pink Floyd
A faixa que abre o quinto álbum da banda britânica Pink Floyd. Lançada em 1970, a canção preenche o Lado 1 inteiro do álbum de mesmo nome.
6 - Six Degrees of Inner Turbulence - Dream Theater
A faixa-título do sexto álbum da banda estadunidense Dream Theater. A canção é dividida em oito movimentos, separados em diferentes faixas, ocupando todo o segundo disco do álbum de 2002.
7 - As Slow As Possible - John Cage
Seu nome pode ser traduzido para "o mais lentamente possível", o que combina com a canção em si. Tida como a música mais longa do mundo, sua performance, iniciada em 2001, só será concluída em 2640. Exato, a canção, escrita por John Cage, dura 639 anos.
Comentários
Postar um comentário