ORIGENS DE ALGUMAS MÚSICAS
1 - Faroeste Caboclo - Legião Urbana
Escrita em 1979, mas lançada apenas em 1987, Faroeste Caboclo, da banda Legião Urbana, presente no terceiro álbum da banda brasiliense, intitulado Que País É Esse, foi escrita, segundo Renato Russo, em duas tardes e que o roteiro foi improvisado, com os versos seguintes sendo escritos tomando em consideração as rimas a serem feitas com os versos anteriores. O próprio compositor, porém, entende que o enredo tem falhas, como não explicar por que João aceita ir no lugar do boiadeiro para Brasília ou porque a Maria Lùcia se casou com Jeremias.
2 - Joyride - Roxette
Lançada em 1991, no álbum de mesmo nome, Joyride, da dupla sueca Roxette, foi escrita por Per Gessle com base em um pequeno bilhete deixado por sua esposa, Åsa Nordin-Gessle, sobre seu piano, escrito "Hej, din dåre, jag älskar dig", ou, em inglês, "Hello, your fool, I love you", o primeiro verso da canção. Em português, o verso seria "Olá, seu bobo, eu te amo".
3 - Carla - LS Jack
Lançada em 2002 no álbum "V.I.B.E.: Vibrações Inteligentes Beneficiando a Existência.", a mais famosa canção da banda carioca LS Jack, foi escrita por Marcus Menna, vocalista da banda, para a cantora Luiza Possi, mas, por recomendação de Zé Henrique, da banda Yahoo, o compositor alterou a canção, tornando-a uma homenagem a sua, até então, esposa, Carla Cappelleti, gravando a música e introduzindo no terceiro álbum da banda LS Jack.
4 - Wish You Were Here - Pink Floyd
Lançada em 1975, presente no disco homônimo, o nono da carreira da banda Pink Floyd, a música faz uma homenagem a Syd Barrett, um dos fundadores da banda e integrante fundamental no desenvolvimento do estilo do Pink Floyd. Em The Story of Wish You Were Here, documentário que fala sobre o disco, o guitarrista David Gilmour comenta que Shine On You Crazy Diamond é uma canção específica sobre Syd, enquanto Wish You Were Here tem uma esfera mais ampla, porém, confessa que não consegue cantá-la sem pensar no amigo.
5 - Infinita Highway - Engenheiros do Hawaii
A música Infinita Highway, da banda gaucha Engenheiros do Hawaii, faz parte do álbum A Revolta dos Dândis, de 1987, segundo álbum de estúdio da banda. Na música, a palavra highway (rodovia loga de alta velocidade) aparece como uma referência à longa jornada da vida. Gessinger até chegou a comparar o significado dela com a canção Estrada da Vida, de Milionário e José Rico. A canção foi escrita como forma de homenagear as inúmeras mortes ocorridas na BR-101, uma perigosa rodovia federal famosa por causa do acidentes nela ocorridos.
6 - Hey Jude - The Beatles
A ideia para a composição de Hey Jude surgiu na cabeça de Paul durante uma viagem de carro para Weybridge, onde ele iria visitar Julian e Cynthia Lennon. Na época, John havia se separado da esposa e saído de casa para viver com a artista japonesa Yoko Ono. Paul, que tinha mais jeito com as crianças e havia se tornado uma espécie de tio para Julian, percebia a tristeza da criança que estava longe do pai e, enquanto dirigia, pensava em maneiras de confortar o menino. Cantarolando pequenas melodias e versos, Paul chegou em algo parecido com a frase que abre a música. “Hey Jules, don’t make it bad, take a sad song, and make it better..”. Paul estava gostando da mensagem que desenvolvia, e fez apenas uma pequena alteração, trocando o nome por Jude, inspirado por um personagem do filme "Oklahoma!"
7 - We Will Rock You - Queen
Quem viu o filme Bohemian Rhapsody deve se lembrar da cena: no estúdio, Brian May conta sobre uma ideia que teve para uma música perfeita pra curtir nos grandes shows. Isso foi resultado de um Queen que já vinha fazendo muitos shows ao vivo para públicos enormes. Foi daí que May pensou nessa batida simples e contagiante de We Will Rock You, duas batidinhas do pé no chão e uma palma. Mesmo em um estádio lotado, você teria espaço pra fazer esse movimento sem problema e pronto: você é parte da música.
Comentários
Postar um comentário