SITES QUE NÃO EXISTEM MAIS
Na internet, encontramos sites dos mais variados tipos, sejam úteis ou sejam inúteis. Mas desses sites todos, alguns simplesmente deixaram de existir, foram retirados do ar por seus criadores. Confira então alguns sites que saíram do ar.
Yahoo respostas
Yahoo Respostas foi um site criado pelo Yahoo! (jura?) de perguntas e respostas. O site foi fundado em 28 de junho de 2005 nos Estados Unidos e no Brasil começou a funcionar a partir de 2006. O Yahoo Respostas foi encerrado em 4 de maio de 2021.
Abroy.com
Um site de jogos para pessoas inteligentes, como o próprio slogan do site dizia. Conhecido pelos jogos de escape em flash o site abroy.com foi encerrado sabe se lá porquê. A teoria mais provável é que o site tenha sido desativado por ter acabado o suporte ao flash nos navegadores (sacanegem né?)
Cade?
Esse era o Google do Yahoo, ou seja, era o buscador online do Yahoo. Atualmente, Yahoo! Search, o Cade?, foi a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores, fundada em meados de setembro de 1995 por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira. Além de páginas na web, o buscador também localizava imagens, vídeos, notícias e produtos em um shopping virtual, além de fornecer um serviço próprio de correio eletrônico. Foi comprado pela Yahoo! Brasil e sendo gradativamente incorporado ao seu serviço de busca pré-existente.
MegaUpload
O Megaupload chegou a ser o maior site de compartilhamento de arquivos do mundo. Em seu período de maior atividade, o portal recebia cerca de 50 milhões visitas diárias, o que, na época, representava 4% de todo o tráfego da Internet.
Não é preciso mencionar que, por lá, circulava conteúdos legais e ilegais, sobretudo no que dizia respeito a direitos autorais. Por conta disso, o site foi encerrado em 2012 pelo governo americano. Seu fundador, Kim Dotcom, foi preso sob a acusação de lavagem de dinheiro e violação de direitos autorais.
Altavista
O buscador AltaVista foi o primeiro banco de dados de texto pesquisável na Internet. Com uma interface simples, o serviço foi considerado revolucionário. Isso porque, no dia de seu lançamento, em 15 de dezembro de 1995, mais de 300 mil pessoas fizeram pesquisas na ferramenta. Um ano após sua estreia, o número diário de pesquisas chegava a 19 milhões.
Outro pioneirismo do site foi o de conseguir aliar a busca de imagens, vídeos e áudio aos conteúdos textuais.
Em 2003, o Altavista foi vendido para a Overture, que, por sua vez, foi comprada pelo Yahoo!, passando a usar o mesmo sistema de buscas. Ele foi encerrado em 2013, em consequência da ascensão e domínio do Google.
Geocities
Funcionando como um serviço de hospedagem, o Geocities permitia que qualquer pessoa criasse suas próprias páginas para distribuir informações sobre os mais diversos temas. Os conteúdos criados no Geocities não eram nada gráficos perto do que temos hoje na internet, mas eram divertidos.
HPG
A sigla HPG significava Home Page Grátis. O site era conhecido por permitir que qualquer pessoa criasse sites muito bonitos — para a época — e de um modo bem simples: preenchendo formulários. Isso mesmo, bastava inserir algumas informações e escolher alguns templates para que “a magia acontecesse” automaticamente.
Comentários
Postar um comentário