JOGOS MAIS ANTIGOS
1 - OXO (1952)
OXO ou Noughts and Crosses, desenvolvido por A S Douglas em 1952 para o computador Electronic Delay Storage Automatic Calculator (EDSAC), simulava um jogo da velha. Douglas programou-o com parte de uma tese sobre a interação humano-computador para a Universidade de Cambridge. O EDSAC foi um dos primeiros computadores com programas armazenados, possuindo uma memória que podia ser lida ou gravada, tendo ainda três pequenas telas de tubo de raio catódico para exibir o estado da memória; Douglas rearranjou uma tela para demonstrar a retratação de outras informações para o usuário, como o estado de um jogo da velha. Depois que o programa cumpriu sua finalidade, foi descartado do hardware original, mas foi reconstruído com sucesso posteriormente.
2 - Tennis for Two (1958)
Desenvolvido em 1958, Tennis for Two simula uma partida de tênis. Projetado pelo físico William Higinbotham, ele foi criado para uma exposição anual no Laboratório Nacional de Brookhaven quando Higinbotham descobriu que o modelo 30 do computador analógico Donner, destinado à pesquisa governamental na instituição, poderia simular trajetórias com a resistência do vento. Com a ajuda do técnico Robert V. Dvorak, os dois construíram o jogo em quase três semanas e Higinbotham pôde exibi-lo em um osciloscópio e jogá-lo com dois controladores de alumínio personalizados. O visual mostra a representação de uma quadra de tênis vista de lado e o jogador ajusta o ângulo de suas raquetadas com um botão rotativo e tenta acertar a bola sobre a rede pressionando outro botão no controlador.
3 - Spacewar! (1962)
Concebido por um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Spacewar! foi inteiramente programado no DEC PDP-1, um computador que ocupava uma mesa inteira. Nessa época não existiam computadores caseiros, e os criadores não pensavam em ganhar dinheiro com a invenção. O jogo consistia em batalhas espaciais, inspiradas nos livros do autor E. E. "Doc" Smith
4 - Pong (1972)
Pong é o primeiro videogame lucrativo da história, dando origem a um novo setor da indústria. Foi criado por Nolan Bushnell e Ted Dabney na forma de um console ligado a um monitor, movido a moedas. O jogador controla uma barra movendo-a verticalmente no lado esquerdo da tela, e compete contra outro jogador que controla uma segunda raquete no lado oposto. O objetivo é fazer mais pontos que seu oponente, fazendo com que o adversário não consiga rebater a bola para o outro lado.
5 - Space Invaders (1978)
Space Invaders um jogo de arcade, considerado um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional. O objetivo é destruir hordas de naves com uma espaçonave humana para ganhar o maior número de pontos possível. Quando o jogador elimina todos os aliens uma nova formação é montada agora iniciando uma linha abaixo da formação anterior. Ocasionalmente uma nave surge voando na parte superior da tela e dá ao jogador pontos extras quando atingida.
6 - Galaxian (1979)
Galaxian era um típico jogo de tiro lançado pela Namco em 1979. Nele, o jogador assumia o papel de uma nave, a qual tinha que atirar em um exército de aliens. Quando terminava, outro exército mais desafiador se aproximava. O maior número de pontos "oficial" em um jogo de Galaxian foi atingido por Gary Whelan de Manchester, Inglaterra, em 13 de Agosto de 2004, quando ele conseguiu acumular um total de 399.290 pontos. Um número record jamais ultrapassado por outros gamers.
7 - Pac-Man (1980)
Pac-Man é um jogo que envolve o personagem titular em um labirinto fechado cheio de pontos individuais. O objetivo é consumir todos os pontos, evitando quatro "fantasmas" multicoloridos que vagam pelo labirinto. À medida que os níveis progridem, os fantasmas tornam-se progressivamente mais agressivos. Se um fantasma tocar o Pac-Man, ele perde uma vida, que pode ser recuperada em certos valores de pontos. Ao longo do jogo, frutas também aparecem no centro do labirinto, que podem ser consumidas para ganhar mais pontos.
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