CURIOSIDADES MAIS ALEATÓRIAS E BIZARRAS DA HISTÓRIA DA F1
1 - O Pole Position mais velho
O piloto mais velho a conquistar uma Pole Position foi Giulseppe Farina aos 47 anos e 79 dias no GP da Argentina em 1954
2 - O campeão mais velho
O argentino Juan Manuel Fangio conquistou seu quinto e último título aos 46 anos e 41 dias no GP da Alemanha de 1957
3 - O piloto que usou quatro carros diferentes no mesmo fim de semana
Durante o fim de semana do GP de Mônaco de 1957, Peter Collins usou quatro carros diferentes. Nos treinos, o piloo usou um Cooper T43, uma Ferrari Dino 156 e uma Lancia-Ferrari D50. Na corrida ele pilotou uma Lancia-Ferrari 801.
4 - A recuperação mais impressionante
Quando as 500 milhas de Indianapolis faziam parte do calendário, o norte-americano Jim Rathmman conseguiiu se recuperar de uma forma impressionante: langando em 32º lugar, ele terminou em 2º lugar em 1957.
5 - Coincidência macabra
Em 6 de outubro de 1973, François Cevert morreu na pista durante a classificação do GP dos Estados Unidos (leia mais sobre esse e outros acidentes chocantes da F1 clicando aqui) . O francês era um potencial campeão do mundo, mas não pode dar à França o primeiro título da F1. Curiosamente, na mesma data, mas 12 anos depois, a França finalmente teve seu primeiro campeão mundial, quando Alain Prost conquistou o campeonato em 1985.
6 - 800 metros como piloto da F1
Em 1993, Marco Apicella disputou sua única corrida na F1 com a equipe Jordan em Monza. Após largar em 23º, sofreu um acidnete na primeira curva e terminou seu único GP com apenas 800 metros percorridos. Por isso, o italiano é tido por muitos como o piloto com a passagem mais curta na F1. A marca, no entanto, pertence a Ernest Loof. O alemão abandonou o GP de seu país em 1953 com falha na bomba de combustível 2 metros depois da largada.
7 - Quase meia década de reinado
O alemão Michael Shumacher é o piloto com mais dias consecutivos sendo campeão mundial, com um total de 1813 dias. O reinado foi de outubro de 2000 até 25 de setembro de 2005.
8 - Irmãos na primeira fila
O GP do Brasil em 2001 foi o primeiro em que dois irmãos ocuparam a primeira fila no grid, com Michael e Ralf Schumacher. Antes disso, no GP da Itália de 1998, eles estiveram juntos no pódio pela primeira vez, algo que aconteceria outras 15 vezes, incluindo três dobradinhas, a primeira no Canadá, em 2001.
9 - Punição Instantânea
Sebastian Vettel tem vários recordes, inclusive um ruim, que aconteceu no GP da Turquia de 2006, em teste pela BMW Sauber. Ao deixar o box, ele esqueceu de pressionar o botão do limitador de velocidade, excedendo o limite e sofrendo a penalidade mais rápida da história.
10 - GP com mais pilotos desclassificados
O GP do Canadá de 2004 teve o maior número de desqualificações na história. As duas Williams de Juan Pablo Montoya e Ralf Schumacher e as duas Toyota de Cristiano Da Matta e Olivier Panis foram desclassificadas porque tinham dutos de refrigeração de freio que não estavam em conformidade com as regras. Todos, exceto Panis, haviam terminado dentro dos pontos. Curiosamente, Montoya sofreria uma segunda desqualificação consecutiva na semana seguinte, em Indianápolis, por ter saído do carro no grid de largada após o tempo permitido.
11 - GP mais longo e com mais safety cars
O GP do Canadá 2011 tem duas marcas curiosas: foi a corrida com mais entradas do Safety Car (6) e com a maior duração, com mais de 4 horas. Além disso, o vencedor Jenson Button ultrapassou Sebastian Vettel na última volta.
12 - Punições antes, durante e depois do GP: Hamilton e Maldonado
Em 2011, o GP de Mônaco marcou a primeira vez que um piloto foi sancionado antes, durante e depois da corrida. Lewis Hamilton teve seu melhor tempo de qualificação desconsiderado, foi punido na corrida por um incidente com Felipe Massa e, em seguida, penalizado em 20s por um acidente com Pastor Maldonado. Já o venezuelano passou por algo semelhante em Abu Dhabi, no mesmo ano: 10 lugares de sanção no grid por uma troca de motor, um stop and go por ignorar bandeiras azuis na corrida e, em seguida, adição de 30s no tempo de prova pela mesma razão.
13 - Campeão, bi e tri no pódio
O GP da Austrália de 2013 teve a grande coincidência de ter no pódio o campeão mundial Kimi Raikkonen em primeiro, o bicampeão Fernando Alonso em segundo e o tricampeão à época Sebastian Vettel em terceiro.
14 - Temporada com mais vitóias, mas sem título
Hamilton tem muitas marcas positivas, mas também é o piloto com mais vitórias em um campeonato em que o título não veio. Foi na temporada 2016, quando o britânico venceu 10 GPs, mas perdeu para Nico Rosberg, que ganhou uma corrida a menos.
15 - Mesmas equipes e pilotos até o final do ano
A temporada 2018 da Fórmula 1 foi a primeira na história em que todos os pilotos que começaram o campeonato chegaram à última corrida, sem mudanças na formação das equipes.
16 - O vencedor mais novo e o vencedor mais velho
O mais jovem piloto a vencer um GP foi o alemão Sebastian Vettel, ganhador do GP da Itália em 2008, aos 21 anos, 2 meses e 11 dias. Antes disso, o título de mais jovem vencedor de um GP na F-1 pertencia ao espanhol Fernando Alonso, que subiu ao pódio aos 22 anos e 56 dias.
O mais velho foi Luigi Fagioli, que ganhou sua última corrida aos 53 anos e 22 dias.
17 - O Pole position mais novo
Sebastian Vettel também foi o mais jovem piloto a estabelecer uma pole position, aos 21 anos, 2 meses e 10 dias. Não foi o primeiro feito do precoce alemão: no GP dos EUA de 2007, Vettel tornou-se o mais jovem piloto a pontuar em uma corrida, aos 19 anos e 11 meses. Desbancou Jensen Button, que aos 20 anos e 2 meses marcou pontos no GP Brasil de 2001.
18 - Ocampeão mais jovem
Não satisfeito, Vettel consagrou-se também o mais jovem campeão mundial em 2010, quando tinha 23 anos, 4 meses e 15 dias. O dono anterior do recorde era Lewis Hamilton, que em 2008, aos 23 anos, 9 meses e 12 dias, conquistou o torneio.
19 - O bicampeão mais jovem
O alemão Michael Schumacher foi campeão, em 1994, com 25 anos e 314 dias. Em 1995, ele se tornou o mais jovem bicampeão mundial da história da F1.
20 - Primeira corrida, primeira vitória
Dois pilotos italianos conseguiram a proeza de vencer seu primeiro Grande Prêmio: Giuseppe Farina (Inglaterra, 1950) e Giancarlo Baghetti (França, 1961).
21 - Primeiro GP, primeira Pole Position
Os três únicos pilotos que conseguiram a pole position em seu primeiro GP foram Giuseppe Farina (Inglaterra, 1950), Mario Andretti (EUA, 1968) e Carlos Reutemann (Argentina, 1972).
22 - A equipe mais vitoriosa
A Ferrari é famosa por ser a equipe com o maior número total de vitórias: os pilotos da Ferrari subiram à primeira colocação do pódio em 232 ocasiões, com 24,2% de aproveitamento e 50 GPs na frente da McLaren, a segunda colocada.
23 - O piloto mais devagar
O inglês Victor Al Pease, que correu no início do esporte, na década de 1960, foi correr o GP do Canadá em sua estreia, e até que não se saiu tão mal: ficou apenas 45 voltas atrás de Jack Brabham, o piloto campeão. Acabou sendo o único piloto da história da Fórmula 1 a ser desclassificado por ser lento demais e bateu o recorde de menor velocidade máxima durante uma prova: 69 km/h.
Comentários
Postar um comentário