LIVROS MAIS ANTIGOS QUE SE TEM REGISTRO

    Muitos livros fazem sucesso hoje em dia, dos mais clássicos aos mais contemporâneos. Porém, a literatura não é algo atual. Existem registros de peças literárias datadas de mais de 2000 a.C., mesmo que, ná época, leitura não fosse um hobbie tão comum como atualmente.

    1 - Epopeia de Gilgamesh


        A Epopeia de Gilgamesh é um antigo poema épico mesopotâmico, escrito pelos sumérios em algum momento em torno de 2000 a.C. Essa história narra os feitos de Gilgamesh, rei de Uruk, em sua procura pela imortalidade. Ela é considerada a obra de literatura mais antiga da humanidade. A obra foi localizada por arqueólogos em doze tábuas de argila, cada qual contendo cerca de 300 versos. No entanto, historiadores consideram apenas as 11 primeiras tábuas, uma vez que a 12ª possui uma versão sintética da história

    2 - I Ching


        Também conhecido como “Livro das Mutações”, I Ching é o clássico chinês mais antigo de que se tem notícia e é considerado um dos maiores livros da literatura mundial. Existem entusiastas que garantem que, até hoje, milhares de anos após ter sido redigida, a obra ainda consiste no método mais sofisticado para prever eventos futuros já criado.

    3 - Ilíada e Odisseia


        A Ilíada consiste em uma série de poemas épicos sobre a Guerra de Troia, enquanto a Odisseia, sequência da Ilíada, conta a história do retorno de Odisseu, herói do livro anterior, para seu lar. Mas, existe um debate sobre a identidade do autor dos poemas. Os antigos gregos, por exemplo, acreditavam que Homero foi um nômade cego, e historiadores do século 19 argumentavam que, em vez de “ele”, o autor era “ela”. Atualmente, discute-se o fato de Homero não ter existido (mais informações aqui)

    4 - Analectos


        Os Analectos, ou “Diálogos de Confúcio”, compõem o livro mais importante do confucionismo, reunindo os ensinamentos de Confúcio, antigo filósofo chinês.

    5 - A República


        O livro "A República", de Platão, é considerado uma das obras de filosofia e teoria política mais influentes de todos os tempos, e traz como personagens o filósofo Sócrates, o qual narra todo o livro, e outros atenienses.

    6 - Os Elementos


        Simplesmente o tratado de matemática mais importante de todos os tempos, Os Elementos, de Euclides, reúne 13 livros e, basicamente, foi responsável por ensinar os matemáticos a lidar com números.

    7 - Dhammapada


        O Dhammapada, também conhecido como “Caminho do Dharma”, teria sido criado por Buda e consiste em uma coleção de seus ensinamentos e dizeres transcritos em 423 versos curtos.

    8 - Torá


        A Torá compõe os 5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica e tem origem no termo hebraico Yará, que significa ensinamento, instrução ou lei. É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo.

    9 - O Alcorão


        No quesito “cópias vendidas”, O Alcorão também bateu uma marca impressionante: 3 bilhões de unidades. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar, sendo, portanto, uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.

    10 - O Príncipe


        Considerado por muitos como um dos livros mais influentes da filosofia política moderna, O Príncipe é, na verdade, uma sátira, e Maquiavel nunca pensou que essa obra poderia ser usada de forma didática.

    11 - Don Quixote


        Originalmente publicada em dois volumes, a história de Don Quixote, por conta da forma como foi estruturada por Miguel de Cervantes, é considerada como a primeira obra de ficção moderna, além de ser a obra literária espanhola mais influente do mundo.

    12 - First Folio


        O First Folio, nome abreviado da obra "Mr. William Shakespeare’s Comedies, Histories, & Tragedies", consiste na primeira coleção de peças de Shakespeare, publicada em 1623. Ela reúne obras como Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta, Rei Lear, Otelo, Henrique VIII, Sonho de uma Noite de Verão e Muito Barulho por Nada, isto é, alguns dos mais importantes trabalhos shakespearianos.

    13 - Uma Revindicação pelos direitos da Mulher


        Uma Reivindicação pelos Direitos da Mulher, da britânica Mary Wollstonecraft, é uma das primeiras obras feministas do mundo e discorre a respeito da igualdade de gênero. Curiosamente, antes de publicar esse livro, Mary lançou um sobre os direitos dos homens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAIS SÃO AS ESPÉCIES DOS ANIMAIS DE "A ERA DO GELO"

FAILS DE ARQUITETURA

OS JOGOS MAIS DIFÍCEIS DO MUNDO